Vereadores participam de ato público em defesa da permanência do HGU

Os vereadores de Uruguaiana participaram, na manhã desta quarta-feira (14/10/2009), de uma mobilização civil em defesa da permanência do Hospital Guarnição de Uruguaiana (HGU). O ato público ocorreu em frente ao hospital e contou com a presença de dezenas lideranças da comunidade e de muitos dos oficiais da reserva que residem no município. Um abraço simbólico ao hospital foi dado pelos participantes durante a manifestação.

O HGU deve ser transformado em posto de saúde no próximo ano por orientação do Comando do Exército. A unidade irá deixar de realizar internações e cirurgias, prestando apenas serviços de exames clínicos e de atendimento médico para os mais de 6 mil usuários, entre militares da ativa, inativos e dependentes das três forças armadas que residem em Uruguaiana. Com o transformação do hospital em posto de saúde, as internações deverão ser encaminhadas para o Hospital da Guarnição de Santa Maria, a 370 quilômetros de Uruguaiana. O HGU conta com 18 leitos para internação individual e equipamentos sofisticados para internações e cirurgias.

O prefeito José Francisco Sanchotene Felice (PSDB), foi representado no ato pelo secretário de governo, general José Alberto Leal, ex-comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. O general destacou a qualidade do atendimento oferecido pelo hospital, ao referir que o HGU é o terceiro melhor hospital militar do país e o segundo no Estado.

Os vereadores de Uruguaiana formaram uma comissão especial para tratar do assunto em Brasília. Na próxima semana, a comissão especial de parlamentares deverá ir a Brasília para uma audiência com o Ministro da Defesa, Nelson Jobim. Os vereadores pretendem levar o abaixo-assinado com assinaturas da comunidade e convencer o ministro a repensar a decisão de fechar o hospital militar de Uruguaiana.

Para o vereadores, o fechamento do hospital representará a redução do número de leitos hospitalares para internação na cidade, a perda de recursos mensais de cerca de R$ 1 milhão e o aumento da demanda pelos serviços de internação da Santa Casa de Caridade. Participaram do ato junto com a presidente da Câmara Municipal, vereadora Neraí Kaufmann (PSDB), os parlamentares, Rafael Alves (PSDB), Josefina Soares (PSDB), Mauro Brum (PMDB), Ronnie Mello (PP), Rogério de Moraes (PSDB), José Clemente Corrêa (PT) e Francisco Barbará (PMDB). Após o ato público em frente ao hospital, vereadores e usuários do hospital saíram em caminhada pelas ruas da cidade até a Praça Barão do Rio Branco.