Vereadores da região se reúnem na Câmara de Uruguaiana

A 204ª reunião da União dos Legislativos da Fronteira Oeste – ULFRO foi realizada na Câmara Municipal de Uruguaiana nos dias 28 e 29 de setembro de 2023. Estiveram presentes vereadores de diversos municípios que acompanharam as palestras e apresentaram demandas, registrando um total de 24 requerimentos entregues para encaminhamento pela ULFRO aos órgãos responsáveis. Entre eles, destacam-se o pedido de descentralização do sistema de serviços da SAMU, a reiteração da demanda pela duplicação da BR 290, a solicitação para que o Hospital Regional de Santa Maria seja referência em atendimento na especialidade de cardiologia, obras relacionadas ao Arroio Bossoroca, melhorias no serviço de referência em urologia, instalação de uma Delegacia de Polícia Especializada na Repressão de crimes rurais e abigeato, e a criação de uma escola estadual de ensino médio no interior de Itaqui.

Na quinta-feira, o diretor de gestão de projetos/convênios e parcerias da Secretaria de Cultura do RS, Marcos Paulo Silva da Luz, fez uma explanação por vídeo, e o Engenheiro diretor do Instituto Ruas de Curitiba, Alex Mashio, esteve presente para discutir inovações em infraestrutura.

Na sexta-feira, ocorreu a exposição do Secretário Executivo do Gabinete de Articulação dos Municípios e Prefeitos, Salmo Dias de Oliveira, que falou sobre a importância da política e do planejamento.

No encerramento do evento, o presidente do Legislativo de Uruguaiana, vereador Juca (Joalcei) Gonçalves, assinou o Termo de Associação com a ULFRO, representada pelo presidente, vereador Mario Augusto Teixeira de Souza. O objetivo é promover o intercâmbio entre seus legislativos, com o intuito de desenvolver o espírito associativo entre os vereadores da região, estudar os problemas sócio-político-econômicos da região e defender o sistema democrático representativo, entre outros objetivos.