Vereadores articulam melhorias no trânsito para argentina

As dificuldades e a falta de fluidez no trânsito vicinal fronteiriço entre Uruguaiana e Paso de los Libres está na pauta da Câmara Municipal de Uruguaiana. O assunto foi tratado nesta manhã do dia 15 de setembro de 2022, entre o presidente, vereador Paulo Kleinubing, e vereadores Adenildo (Bispo) Padovan, Zulma Ancinello, Marcelo Lemos, Celso Duarte e Cristiano Bonapace, e cônsul do Brasil na cidade argentina, Alessandro Segabinazzi.

Na reunião, os parlamentares manifestaram a preocupação com os entraves para migração de uruguaianenses para Paso de Los Libres, registrando as dificuldades enfrentadas que causam prejuízos inclusive para o comércio argentino.

“A mobilização é necessária para buscar soluções para a questão do trânsito vicinal fronteiriço, sensibilizando e exigindo tratamento igualitário e o cumprimento dos acordos celebrados pelo parlamento dos países do Mercosul", afirma Kleinubing.

Os vereadores também pontuaram a necessária melhoria na operacionalidade para migração de uruguaianenses em Libres; na igualdade de tratamento; no cumprimento dos tratados e normas internacionais; nas condições de infraestrutura da ponte internacional.

Ainda foi cobrada avaliação profunda e a manutenção periódica da ponte internacional, devido ao risco do acúmulo de caminhões e carros em cima da estrutura já desgastada da mesma.

A autoridade internacional relatou as ações desenvolvidas, concordando com a exposição dos vereadores e garantindo apoio às reivindicações.