Vereador Rafael convida autoridades de Libres para falar sobre trânsito fronteiriço

Na manhã de ontem, dia 18 de junho de 2012, a Comissão de Serviços Municipais recebeu autoridades de Paso de Los Libres na Câmara Municipal de Uruguaiana. A proposta do vereador Rafael Alves (PSDB) buscou tratar sobre as condições de circulação dos brasileiros no município vizinho. Na oportunidade, estiveram presentes a diretora de Trânsito, Gabriela Ruiz e o secretario privado do Intendente Municipal, José Cendoya.

Os parlamentares apresentaram as dificuldades dos uruguaianenses quanto às diferenças na legislação dos países e as denúncias de extorsão vindas de inspetores de trânsito argentinos para a liberação de carros brasileiros. A diretora declarou que não tinha conhecimento sobre este tipo de ação, apenas que a lei nacional estava sendo cobrada, como a obrigatorietadade do seguro em território internacional (carta verde). Ainda ressaltou a importância deste encontro para apresentar estas preocupações em comum entre as nações, afirmando a importância de pensar soluções conjuntas.

O vereador Rafael Alves sugeriu às autoridades argentinas que medidas sejam tomadas para encerrar as tentativas de extorsão por parte dos inspetores de trânsito. A modificação da lei federal brasileira que rege o seguro obrigatório de automóveis tornando-o, para os moradores de fronteira, um seguro internacional que tenha validade no Mercosul será indicada para os senadores gaúchos, líder da bancada gaúcha na Câmara Federal e para o deputado federal Nelson Marchezan.