Vale-alimentação para pacientes em TFD é indicado

A Câmara Municipal de Uruguaiana solicitará ao Poder Executivo que estude a viabilidade de criação de um Programa de “Vale-Alimentação para pacientes de Tratamento Fora de Domicílio”.

A indicação de autoria do vereador Carlos Delgado (Progressistas) foi apresentada na reunião do dia 13 de abril de 2023.

A sugestão visa beneficiar os pacientes do SUS com baixo poder aquisitivo que se deslocam para atendimento de saúde para outros municípios. De acordo com o parlamentar, dados da Secretaria Municipal de Saúde registraram no ano de 2022 mais de 12 mil pessoas atendidas via transporte de ônibus, mais de 4 mil pessoas atendidas com transporte de carro e vans, e cerca de 300 pessoas por meio de ambulância, significando um total de aproximadamente 16.500 pacientes assistidos pelo município no TFD.

“A peculiaridade da distância de Uruguaiana para vários centros de atendimento que praticamente exige gastos com refeições, somada a necessidade do poder público viabilizar conforto aos pacientes e acompanhantes que tem poucos recursos e já estão fragilizados pela saúde”, afirmou Delgado.

O TFD, regulamentado pelo Ministério da Saúde, é o instrumento utilizado para garantir tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem, sendo estes encaminhados por ordem médica à unidade de saúde de outras cidades pelo Sistema Único de Saúde.