Uruguaiana representa ABEL em comemoração de Escola do Legislativo

No dia 24 de agosto de 2021, o Diretor da Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, da Câmara Municipal de Uruguaiana/RS e Diretor da Região Sul (RS, SC e PR) da ABEL - Associação Brasileira de Escolas de Legislativos e de Contas, Ricardo Simas, prestigiou a Sessão Solene em comemoração aos 10 anos da Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes, da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu/SC (AVEVI).

A Escola da AVEVI é o primeiro caso no Brasil, único até 2019, de Escola mantida por Associação de Municípios. É uma pioneira na formação legislativa e cidadã. A solenidade ocorreu na Câmara de Vereadores de Schroeder, um dos sete municípios que compõem a Associação.

Simas citou as palavras do Presidente da ABEL, Dr. Florian Madruga, "com as escolas, estamos abrindo a porta dos poderes legislativos municipais, estaduais e federal para que o cidadão conheça como funciona o Legislativo, qual é atuação do parlamentar e saiba como se deve praticar a democracia" e enfatizou "Conhecer para poder cobrar. O cidadão, em sua grande maioria, não sabe distinguir quais são as atribuições do prefeito e quais competem ao vereador. É aqui, na Casa de Leis, que ele vem bater para reivindicar. Por esse motivo, as portas devem estar abertas, não apenas para ouvir, mas, também, para ensinar".

Ao final, presenteou a aniversariante com exemplares de publicações e cartilhas que irão auxiliar a Escola Vereador Marcos Mannes a trabalhar temas como Constituição Federal, Lei Maria da Penha, Direitos da Mulher e o funcionamento do Poder Legislativo.