Última reunião da Frente Parlamentar de Desenvolvimento apresenta ações de 2023

A Frente Parlamentar em prol do Desenvolvimento de Uruguaiana realizou a última reunião de trabalho no dia 13 de dezembro de 2023. Na oportunidade, as ações da comissão, instituída abril, foram apresentadas e as instituições presentes manifestaram-se sobre os trabalhos.

Em 2023, as pautas principais e encaminhamentos dados foram nas áreas de saúde, educação, comércio, habitação e comércio exterior. Entre as atividades destacadas pelos presentes esteve a campanha e votação no Programa Brasil Participativo, Duplicação da BR 290; Hospital Regional Federal Transfronteiriço e ações pelo piso regional da enfermagem.

O encontro foi conduzido pelo presidente do Legislativo, vereador Juca (Joalcei Gonçalves) e vereador Clemente Correa. Compuseram a mesa de trabalhos o chefe da Receita Federal, Wilsimar Garcia Junior; Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Santariano; Secretária de Assistência Social, Soraya Salomão; Representante do Fórum de Desenvolvimento Econômico, Luiz Augusto Fuhrmann Schneider; Gestor de Operações da Multilog, Paulo Borges; gestora do Hospital Santa Casa de Uruguaiana, Thais Aramburu; representando o DNIT, Pablo May; e coordenador acadêmico da UNIPAMPA-Uruguaiana, João Felipe Peres Reze.

Entre as demandas, a necessidade de melhorias das vias de acesso internacional e da infraestrutura que atende o comércio exterior, sendo Uruguaiana referência na área com a marca em novembro de 121 mil caminhões liberados.

Na oportunidade, as autoridades apresentaram dados sobre as diversas instituições, como o DNIT que em 2023 triplicou o recurso investido no âmbito da Unidade Local, em relação a 2022, com 151 milhões de reais. Na prospecção está a recuperação estrutural da Ponte Internacional, Ponte do Ibicuí, continuidade do recapeamento da BR 472 até a Barra do Quaraí, e a travessia urbana com tráfego seguro e melhoria da sinalização nas áreas de abrangência do Dnit.

Também fez uso da palavra, o representando o SDAERGS, Fabio Ciocca, tratando sobre as preocupações na questão da empregabilidade e tributária, a importância de Uruguaiana para a União, e as estatísticas que demonstram as potencialidades do município.

Na sequência o presidente do Legislativo registrou as pautas para 2024, entre elas a modernização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Rural e Ambiental, Agropecuária, transporte, assistência social, infraestrutura, segurança e acessibilidade. “Ao longo do ano, a Frente Parlamentar esteve ativamente engajada na busca por alternativas que impulsionassem o desenvolvimento social, econômico e sustentável. Olhando para 2024 vemos desafios, mas também de inúmeras oportunidades para consolidarmos o que foi iniciado, alicerçados na participação ativa de todos os setores da sociedade”, conclui Juca.