Tribuna foi de conscientização sobre Síndrome de Down

O Dia da Consciência da Síndrome de Down, transcorrido dia 21 de março, foi registrado na Câmara Municipal de Uruguaiana. Conforme Lei nº 4.347/2014, por proposição da mesa diretora, presidida pelo vereador Juca (Joalcei) Gonçalves, estudantes e profissionais da APAE utilizaram a tribuna livre.

No espaço explanaram Anderson Nunes , Rafael Thomas e Francieli Oldani, também a diretora da instituição, Maria Júlia Quevedo. “O preconceito e a discriminação são os piores inimigos dos portadores da síndrome. O fato de apresentarem características físicas típicas e alguns com comprometimento intelectual, não significa que tenham menos direitos e necessidades. Cada vez mais, pais, profissionais da saúde e educadores têm lutado contra todas as restrições impostas às crianças, jovens e adultos com síndrome de down”, afirmou a diretora.

Ainda explanou sobre a importância de conscientizar a respeito da possibilidade do bom desenvolvimento das capacidades pessoais, sendo capazes de sentir, amar, aprender e trabalhar, levando uma vida autônoma e ocupando um lugar digno na sociedade.

A presidente da APAE, Claudia Quintana Castro, agradeceu os servidores e os apoiadores da instituição, que atende 45 pessoas com síndrome de down. Entre os dados apresentados de 2022, foi registrada a distribuição de 191 cestas básicas e de 7312 refeições.

Na oportunidade, ainda pediu apoio aos vereadores para o desembaraço junto ao executivo para regularização documental do dispensário, que fornece medicamentos gratuitamente a comunidade.