Triagem precoce para autismo é tema de projeto

As Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana analisarão projeto de lei que dispõe sobre triagem precoce para diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

De autoria do vereador José Carlos Zaccaro (Progressistas), apresentado no dia 7 de fevereiro de 2023, a proposta busca instituir a aplicação nas unidades básicas de saúde do questionário “Escala M-CHAT”.

A ferramenta é útil atualmente no diagnóstico de autismo, com aplicação de 24 perguntas feitas aos pais e alusivas ao comportamento das crianças, do tipo sim/não, para identificar indícios do transtorno na faixa etária dos 18 aos 24 meses. “O diagnóstico precoce nos bebês é fundamental montar uma estratégia para isso de atendimento ao paciente e à família, visando a promoção da saúde e acompanhamento integral e adequado”, afirma Zaccaro.

O vereador completa que, embora os sinais do TEA possam ser percebidos antes dos dois anos, não há exame clínico para diagnosticá-lo nessa fase da vida O Autismo é caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento da criança.