Tratamento e apoio aos dependentes de drogas foram destaque na quinta-feira

No primeiro dia de atividades do 3º Seminário Internacional de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas cerca de 500 pessoas acompanharam as exposições do evento.

Foram apresentados os assuntos: A Drogadição na Concepção Espírita, coordenado pelo presidente da Câmara Municipal de Quaraí, Cláudio B. Pinto; Prevenção ao Uso de Drogas, coordenado pela Enfermeira Marilize Fraga de Souza, representante da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul; Atividades exercidas pelo Grupo de Trabalho Amor Especial; Explanação sobre trabalho realizado pelo Grupo Amor Exigente; Trabalho estatal em matéria de consumo de drogas, coordenado pelo Conselho Deliberante de Paso de los Libres e Ações do Centro de Atendimento Psicossocial de Uruguaiana pelas psicólogas Liaine Friedrich e Mari ada Graça Schmitt.

Durante a palestra sobre a Drogadição na Concepção Espírita foram expostas as consequências físicas e mentais do uso das drogas, a influência do pensamento nas atitudes, a importância do diálogo familiar, a relevância da reforma moral e os tratamentos indicados. “Para lutar contra as drogas devemos unir as forças da medicina e do amor”, finalizou Cláudio.

Da Secretaria de Saúde do RS, a palestrante apresentou os índices de uso de drogas no Estado, que têm se elevado nos últimos anos, demonstrou o papel da família e da sociedade na prevenção e combate às drogas, também os fatores de prevenção e de risco e mostrou os modelos de tratamento utilizados pelo Departamento. Conforme constatado por estudo da Secretaria, em 2005, 22,8% dos jovens do Estado já haviam consumido alguma droga ilícita.

O Grupo de Trabalho Amor Especial é uma instituição com objetivo da recuperação terapêutica que conta com rede de profissionais capacitados para atendimento de jovens, adultos e famílias que sofrem com os problemas da droga. A entidade conta com cronograma diário de atividades e oficinas em geral, com o intuito de não deixar tempo ocioso para os pacientes. “A vida é o resultado de nossas escolhas”, encerrou o palestrante.

O grupo de apoio às pessoas com problemas de dependência química, Amor Exigente, possui o objetivo de mostrar caminhos para auxílio no tratamento dos dependentes. Nas reuniões, que ocorrem semanalmente no Salão Paroquial da Catedral de Santana, são estudados os princípios da Instituição. A palestrante encerrou com o lema da entidade “Eu te amo, mas não aceito o que está fazendo de errado”.

A exposição do Conselho Deliberante de Paso de los Libres mostrou o papel dos familiares na conscientização sobre o uso das drogas, os efeitos psicofísicos das substâncias e trabalhos realizados pela entidade no combate e prevenção.

Encerrando a tarde do Seminário, a coordenadoria do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS AD) expôs o funcionamento do órgão especializado em atender os dependentes de álcool e drogas, a metodologia de acolhimento, os tratamentos aplicados e a política de tratar o paciente em liberdade, buscando sua reinserção social.