Trabalho em extensão rural da EMATER é destaque

No espaço de tribuna livre desta terça-feira, dia 31 de agosto de 2021, as atividades da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS) em Uruguaiana foram apresentadas. Por proposição do vereador Marcelo Lemos (PDT), o Chefe do Escritório Municipal, Emanuel de Deus Torres Nunes, expôs as ações realizadas para otimizar e promover o desenvolvimento rural sustentável, econômico, social e humano.

A instituição atende as 39 localidades de Uruguaiana, sendo 735 familiares e 1.490 não familiares, envolvendo ações com agricultores, famílias, pecuaristas, juventude, mulheres, quilombolas, indígenas, assentamentos, pescadores.

As cinco principais áreas de atividades da EMATER são pecuária familiar; segurança e soberania; olericultura; fomento à inclusão social e produtiva; acesso às políticas públicas, a direitos sociais e socioassistenciais. O planejamento de 2021 prioriza a continuidade de 31.

“Temos compromisso grande com as comunidades rurais, esse espaço nós entendemos como espaço de prestação de contas. Trabalhamos de forma continuada, planejada, participativa e gratuita, atender às prioridades e necessidades do público”, salienta Nunes.

O vereador proponente, Marcelo, salientou o trabalho imprescindível da EMATER para o desenvolvimento rural, um dos pilares da economia de Uruguaiana.