Sucesso do Los Caza Tapitas del Mercosur é exposto no Parlamento

O trabalho realizado para alcançar o recorde mundial reconhecido pelo Guinness Book de arrecadação de tampinhas plásticas como ação de consciência solidária e ecológica foi relatada na Câmara Municipal por indicação do vereador Gilberto Risso (PMDB). Em evento no último dia 29 de  novembro de 2014, cinco cidades da Argentina e três da Colômbia realizaram em união a coleta de 477.172 quilos de tampas de refrigerante e água a serem convertidos em verbas para a Fundação Garrahan, equivalente a duzentos milhões de tampinhas.

No espaço da tribuna livre, Daniel Brugiatti, expôs o êxito da ação e a importante colaboração de Uruguaiana e Bella Union para o acontecimento em Paso de Los Libres. Na ocasião foi destacado o ineditismo da atividade, o benefício ao meio ambiente considerando a necessidade de 350 anos para a decomposição de cada unidade pela ação do tempo e o processo de transformação das tampas em matéria-prima para diversos produtos industrializados, tornando as tampas (poluentes) em material útil.

Há quatro anos foi iniciada a mobilização pela atividade. “O trabalho silencioso torna-se mais especial por beneficiar o maior hospital público da América Latina e contribuir com a conscientização ambiental”, considerou Brugiatti. A Fundação Garrahan oferece tratamento gratuito para portadores de patologias de alta complexidade e tem especialidade no atendimento de crianças.

Localizada em Buenos Aires, a Fundação acolhe atendimentos de todo o continente. Em 2015, inaugurará o centro integral ao paciente oncológico de 0 a 15 anos. O rendimento das tampinhas é convertido para contribuir com a aquisição de equipamentos e destas melhorias na instituição.

“Percebemos pessoas integrando-se a esta causa, que acaba sendo motivo de provocação e estímulo à conscientização ecológica e solidária de todos”, encerrou Brugiatti. Vários postos são distribuídos, contato para a colaboração e mais informações sobre as atividades podem ser feitos através da página no Facebook Los Caza Tapitas del Mercosur.

9 de dezembro de 2014