Solenidade registra homenagens na Semana Farroupilha

A Câmara Municipal de Uruguaiana celebrou sessão solene alusiva à Semana Farroupilha na noite do dia 14 de setembro de 2023. No evento, a Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas prestou homenagens a personalidades que contribuem de forma significativa para a preservação das tradições nativistas em nosso município.

Durante a solenidade, por indicação da Comissão foi concedida a entrega do título de “Homenageado da Semana Farroupilha 2023” a Otaliz da Rosa Silveira; de “Mulher Gaúcha” a Fernanda Zubiaurre Ferreira e a “Homenagem póstuma” realizada a Orlando Ribas.

Em referência à data, Silvio Carvalho enfatizou a relevância de preservar e valorizar a rica cultura gaúcha e relembrar o centenário da Revolução de 1923.

Através de indicação de parlamentares foram entregues três Diplomas de Honra ao Mérito. Receberam a homenagem Carmen Jovita Maciel Meireles, por sugestão do vereador Marcelo Lemos; João Renato Palma, por proposição do presidente, vereador Juca (Joalcei Alves); e José Nivaldo Brites Alves, por designação do vereador José Clemente Corrêa. Também foi entregue o Título Honorífico de Cidadão de Uruguaiana a Ricardo Silveira Pinto, por solicitação da vereadora Marcia Fumagalli.

O Senhor Marcelo Duarte de Carvalho Ribeiro reverenciou a data magna do povo gaúcho à convite da Mesa Diretora, homenageando aqueles que a 188 anos lutaram para que hoje tívessemos verdadeiramente um povo gaúcho. Encerrou dizendo, que na guerra ou na paz permaneçamos em pé pela cultura e tradição dos nossos ancestrais, e que “Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”.