Situação da dengue em Uruguaiana é destaque na Câmara

Prevenção, informação e controle da dengue foram pauta na reunião do dia 20 de fevereiro de 2024 da Câmara Municipal de Uruguaiana. Por proposição do vereador Egídio Carvalho (Progressistas), o Secretário Municipal de Saúde, Diego Cantori, explanou sobre a situação da doença e ações desenvolvidas no município.

De acordo com o apresentado, Uruguaiana encontra-se em situação de alerta conforme o alto índice de infestação. A Secretaria afirmou trabalhar intensificadamente com os agentes de combate às endemias para o combate aos cuidados contra o mosquito transmissor e com o atendimento qualificado nas Estratégias de Saúde da Família das pessoas com sintomas.

Na oportunidade, foi anunciada a retomada da campanha conjunta com o Exército Brasileiro para conscientização da comunidade sobre os riscos da doença e a presença de médico infectologista para treinamento das equipes de saúde.

Os vereadores enfatizaram a importância da colaboração da comunidade na eliminação dos locais propícios à proliferação do mosquito transmissor. Ações simples em casa são fundamentais, como remover copos plásticos, tampas de refrigerante e sacos abertos; cobrir piscinas; vedar ralos; cuidar de plantas e vasos; realizar limpeza regular das caixas d’água; e verificar as calhas.

No turno a tarde, a Prefeitura divulgou novo boletim epidemiológico confirmando o sexto caso de dengue, em Uruguaiana o primeiro adquirido na cidade. Estão registrando 58 casos suspeitos de dengue, sendo seis confirmados (cinco de adquiridos em outras cidades, mas identificados em Uruguaiana), 39 descartados e 13 em investigação.

Os canais de denúncias são:

Telefone (55) 3911 30 87

Presencial: Estação Férrea ou Vigilância Epidemiológica.