Setran promete rigor na fiscalização e ônibus novos para o transporte coletivo urbano

O secretário municipal de Trânsito e Segurança, Vitor Manuel Gediel, prometeu fiscalizar com rigor o transporte coletivo urbano de Uruguaiana. Atualmente, oito empresas atendem a demanda mensal de 300 mil passageiros. Convidado a prestar esclarecimentos sobre as deficiências do transporte público de Uruguaiana, Gediel respondeu os questionamentos formulados pelos vereadores na manhã desta quinta-feira. Alunos da Unipampa e empresários de transporte coletivo também acompanharam a reunião.

Gediel disse que os problemas enfrentados pelos alunos da Unipampa não eram do conhecimento da Secretaria de Trânsito. Os alunos relataram em uma carta entregue à Camara Municipal o descontentamento com o serviço de transporte que está sendo oferecido. Entre as queixas estão o atraso nos horários, insuficiência de ônibus para a demanda, superlotação dos veículos, o péssimo estado de conservação e limpeza, a falta de fiscalização e o descaso com os usuários.

O secretário enfatizou que os horários dos ônibus serão ajustados às necessidades dos alunos da Unipampa e da PUCRS. “Se está havendo problemas, nós vamos cobrar dos empresários o cumprimento dos horários e itinerários”, declarou. Gediel reconheceu que há falta de fiscalização e justificou que se deve ao baixo número de fiscais de trânsito lotados na secretaria. Atualmente, a Secretaria de Trânsito (Setran) conta com apenas sete fiscais, quando seriam necessários 30 agentes. “Há previsão de concurso público para ampliar o número de fiscais para 25, mas precisamos também do auxílio comunidade para ajudar na fiscalização”, declarou. Gediel colocou os telefones da Setran 3412-5566 e 3411 5600 à disposição da comunidade para reclamações.

Com relação às condições dos veículos que transportam a população, Gediel explicou que espera resolver este problema com a licitação de 85% das linhas de transporte público. O secretário admitiu que há empresas que possuem apenas um único ônibus e em precárias condições. Gediel, porém, disse que o edital exige novos ônibus para as linhas que estão sendo licitadas. “O transporte público melhorará em 1.000 % depois desta licitação”, enfatizou.

Na próxima segunda-feira, os envelopes com as propostas das empresas deverão ser abertos na prefeitura, dando prosseguimento a um compromisso assumido, em 1999, com Ministério Público. “Em 1999, o município acordou com o Ministério Público a realização de licitação para o transporte público. O acordo prévia para 2000 a licitação de 15% das linhas do sistema. Em 2004, deveriam ter sido licitados 25% das linhas, mas isso não ocorreu. E, em 2005, 60% deveriam ter sido licitados, mas o processo licitatório foi questionado na justiça. Somente em 2007, a Justiça liberou o processo e, na próxima segunda-feira, está marcada a abertura dos envelopes para 85% das linhas do sistema de transporte público”, explicou.

12 de junho de 2008