Sessão solene homenageará centenário da diocese de Uruguaiana

A Câmara Municipal de Uruguaiana realizará, na sexta-feira (13/08/2010), sessão solene para homenagear o centenário da Diocese de Uruguaiana. A homenagem ocorrerá no plenário da Câmara Municipal, a partir das 20 horas. A Diocese de Uruguaiana foi criada no dia 15 de agosto de 1910, através da Bula Praedecessorum nostrorum, do Papa Pio X. Nessa mesma data e pelo mesmo ato, Pio X criava a Arquidiocese de Porto Alegre e as Dioceses de Pelotas e Santa Maria.

A instalação da Diocese de Uruguaiana ocorreu em 19 de maio de 1912, quando tomou posse o primeiro bispo diocesano, Dom Hermeto José Pinheiro. A Diocese de Uruguaiana está situada na região oeste do Rio Grande do Sul, compreendendo, atualmente, 13 municípios, sendo que a Paróquia mais próxima de Uruguaiana, sede da Diocese, está a 70 km (Barra do Quaraí) e a mais distante a 360 km (Capão do Cipó). Os municípios que compõem a Diocese são: Uruguaiana, Alegrete, São Borja, Quaraí, Manoel Viana, São Francisco de Assis, Santiago, Itacurubi, Maçambará, Itaqui, Barra do Quaraí, Unistalda e Capão do Cipó.