Sessão Especial em homenagem ao centenário da Brigada Charrua

A Câmara Municipal realizou, neste dia 17 de março, Sessão Especial em homenagem ao centenário da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua. A mesa de trabalho foi composta pelo Vice-presidente do Poder Legislativo, Carlos Delgado de David (Progressista), o Secretário de Cultura Antônio Augusto Brasil Carús, representando o prefeito municipal, Coronel Luiz Cláudio Talavera de Azeredo, Chefe do Estado-Maior da 2ª BCMec – Brigada Charrua, Ten Cel Ives Pacheco, comandante do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, Cap Carlos Cezar da Silva, representando a Delegacia Fluvial, 1º Ten Kleuber Soares Pereira, comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Uruguaiana e os Vereadores José Clemente Correa (PDT) e Celso Duarte (Progressista).

O Vereador Carlos Delgado (Progressista), proponente da homenagem, fez uso da palavra, ressaltando a importância da Brigada Charrua para Uruguaiana neste centenário de criação dessa grande unidade do Exército Brasileiro, responsável pela manutenção da soberania nacional na região da tríplice fronteira, sempre comprometida com a sociedade uruguaianense, em especial nos momentos de calamidade pública, onde sempre se fez presente com seus valorosos soldados. Agradeceu, ainda, a todos que nestes 100 anos fazem e fizeram parte da Brigada Charrua.

A convite da mesa diretora, fez uso da palavra o secretário de cultura, Antônio Augusto Brasil Carús, ressaltando que fez parte da Brigada Charrua e testemunhou diversas operações no município, “vivenciei o braço forte e testemunhei a mão amiga da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada”.

O Chefe do Estado-Maior fez um breve histórico, dizendo que as unidades da Brigada Charrua empregam seus recursos humanos e materiais no cumprimento de suas missões constitucionais, e em nome do General de Brigada Willian Koji Kamei agradeceu a homenagem dizendo: com o valoroso povo uruguaianense compartilhamos o orgulho de poder entoar o trecho do hino municipal que diz “Tens a honra mais bela de ser sentinela do nosso Brasil”. Agradecemos a toda a população de Uruguaiana que por intermédio deste parlamento nos presta essa homenagem.