Serviços do IPE Saúde são debatidos na Câmara

A Câmara Municipal de Uruguaiana promoveu audiência pública, através da Comissão de Serviços Municipais e Saúde, a fim de debater questões sobre o atendimento dos usuários e segurados do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do RS (IPE) em Uruguaiana.

Proposto pelo vereador Clemente Correa (Podemos), o evento aconteceu dia 20 de março de 2024. A mesa de trabalho foi composta pela presidente do SIMUR, Andrea Jardim; presidente da APEMU, Dirce Gracioso Soares; coordenadora local do lPE, Daiani Oliveira; vice-presidente CPERS, Felicia Jardim; representando a ABAMF, vice-presidente, Jorge Sudatti; e da Santa Casa de Uruguaiana, Claudinei dos Santos.

Na ocasião, representantes de usuários do serviço do IPE relataram preocupação com o atendimento em saúde, diante de anúncio de suspensão no atendimento por parte de Hospitais e Médicos no Estado. O vereador proponente registrou as precariedades enfrentadas pelos servidores na perda de direitos; o desligamento de 40 mil dependentes em novembro de 2023, representando em torno de 50 milhões em arrecadação a menos; e falta de atualização nos valores para atendimento médico, exames, procedimentos e medicamentos.

O presidente da Federação dos Servidores Públicos do RS, Sergio Arnold, explanou através de vídeo sobre os valores exorbitantes de contribuição e necessidade de revisão dos investimentos.

Durante as manifestações foram destaques as reclamações de usuários sobre dificuldade no atendimento, a carência de profissionais conveniados, a cobrança de coparticipações e os procedimentos para internações. A representante do IPE registrou que em Uruguaiana são 22 mil segurados e ainda esclareceu algumas questões levantadas.

A partir da audiência pública, será encaminhada à diretoria do IPE moção de repúdio pelas últimas determinações com pedido de auditoria e providências com as manifestações dos presentes.