SEMUDE apresenta ações na Comissão de Serviços Municipais

     A Comissão de Serviços Municipais da Câmara de Uruguaiana recebeu, no dia 14 de julho de 2025, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEMUDE). Na oportunidade, a Secretária, Luciana Lisboa Reis, apresentou o panorama das ações realizadas pela pasta, por proposição da vereadora Stella Luzardo.

     Durante a reunião, os vereadores fizeram questionamentos sobre a gestão da secretaria e solicitaram esclarecimentos a respeito das políticas públicas desenvolvidas nas áreas de empreendedorismo, desenvolvimento rural, inovação e atendimento ao cidadão.

    O foco da explanação foi mostrar as iniciativas voltadas à simplificação de processos, estímulo ao empreendedorismo e fortalecimento da economia local. Segundo a secretária, o principal objetivo da pasta é facilitar, desburocratizar e centralizar serviços, oferecendo soluções que motivem e apoiem quem deseja empreender no município.

       Entre os serviços disponibilizados pela SEMUDE, destacam-se o atendimento ao MEI, emissão e baixa de alvarás (inclusive com sistema 100% online via Portal Redesim), consulta de processos presenciais e virtuais, além da atuação como agente da Junta Comercial, com atendimento local para processos de empresas de todo o Rio Grande do Sul.

    A Secretaria mantém a Sala do Empreendedor, o projeto Qualifica Uruguaiana, a parceria com a Unipampa para fomento ao desenvolvimento, ações como o InovaMUM e a Sala de Coworking,

    Destacou que Uruguaiana participa do projeto estadual “Tudo Fácil Empresa”, que permite a abertura de uma empresa em até 10 minutos, colocando o município entre os 20 com maior número de CNPJs ativos no RS.

      Outro destaque foi o trabalho do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que atende 41 agroindústrias e 20 indústrias familiares, com coleta laboratorial de produtos para garantir a qualidade alimentar. Na área rural, a secretaria apoia 110 famílias produtoras e já cadastrou 478 produtores, tendo distribuído 80 toneladas de ração bovina durante o período de seca, beneficiando 95 pequenos produtores.

     A SEMUDE também é responsável pela gestão do Mercado Público Municipal, dos Espaços do Distrito Industrial e do Colégio Agrícola, além de manter iniciativas como a Feira do Peixe e presença em eventos importantes como Expointer, Mercopar e South summit Brasil. Por fim, o PROCON, vinculado à secretaria, já ultrapassou a marca de 80 mil atendimentos no período de 2023 a 2025.