Semana Municipal do Hip-Hop é proposta na Câmara

A instituição em Uruguaiana da “Semana Municipal do Hip Hop” será analisada pelas Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana.

Projeto de Lei de autoria do vereador Egídio Carvalho (Progressistas) foi apresentado dia 29 de agosto de 2023.

A data deve ser comemorada anualmente na semana do dia 12 de Novembro, dia Mundial do Hip-Hop. Trata-se do incentivo às manifestações culturais relativas ao movimento Hip Hop, através da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), em conjunto com as Secretarias Municipais de Educação (SEMED) e de Esporte e Lazer (SMEL).

Conforme proposto, as ações devem necessariamente enfocar o cuidado e preservação da vida, o combate à violência e ao consumo de drogas. Poderá ser promovida a divulgação de trabalhos realizados nas diversas modalidades artísticas características do movimento Hip-Hop, como o break e o grafite.

“Motivados pelo trabalho do projeto “Rasta Rap”, buscamos incentivar essa manifestação cultural que transforma o futuro de crianças, também desmistificar esteriótipos, conscientizar e dar visibilidade ao movimento hip-hop” afirmou Egídio.

Na semana, por iniciativa dos integrantes deste movimento cultural e/ou das entidades que os congregam, podem ser oferecidas oficinas, debates, palestras, visando propagar a cultura como ferramenta para a integração social e contribuição para a educação formal.

As atividades serão realizadas em espaços públicos municipais, característicos de manifestações artísticas, adequados ao seu desenvolvimento, ou ainda em escolas e centros sociais, sempre de acordo com o interesse e a disponibilidade dos entes públicos.