Semana Farroupilha é registrada na Câmara

Sessão solene alusiva à Semana Farroupilha foi realizada na manhã do dia 14 de setembro de 2021, na Câmara Municipal de Uruguaiana. Na oportunidade, foram homenageadas duas personalidades do tradicionalismo indicadas pela Comissão Organizadora da Semana Farroupilha 2021.

A solenidade foi presidida pelo vereador Carlos Delgado, acompanhado na Mesa de Trabalho do representante do Prefeito e secretário de Cultura, Antônio Brasil Carús; subcoordenadora da 4ª Região Tradicionalista do MTG, Sonia Trivisiol; e presidente da Comissão, Afonso Falcão. Autoridades tradicionalistas e civis estiveram presentes.

Dando início às homenagens, em nome da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha 2021, fez uso da palavra Jaime Ribeiro. “Lamentando as perdas pela pandemia, projetando um futuro e preparando-nos para os bons tempos que virão. Porque por certo, de tudo que passamos até então, ficarão lições e lembranças boas para que possamos recomeçar. Uma Semana Farroupilha de recomeço”, afirmou Jaime.

O título de “Mulher Gaúcha” foi recebido por Nilza Lucinda de Castro Salgueiro. Dedicada à família, aos trabalhos de artesanato manual e à produção de produtos alimentícios de forma artesanal, conforme a tradição riograndense, a qual sempre procurou transmitir seus conhecimentos aos mais jovens. Foi mãe gaúcha do CTG Patrulha do Oeste e patroa junto com o Patrão Edevar entre os anos de 2009 e 2011.

O homenageado da Semana Farroupilha foi Flavio Saldanha. Advogado e compositor, o laureado participou dos mais importantes festivais de música nativa do Rio Grande do Sul, ganhando diversos prêmios. Seu gosto pelo cavalo o levou a participar de classificatórias de paleteada, com premiações de primeiro e segundo lugar, tendo participado da final nacional de paleteada em Esteio, RS.

Em nome do Poder Legislativo, o vereador Egídio Carvalho fez referência à data. “Recordamos a Revolução Farroupilha que eclodiu no Rio Grande do Sul e configurou-se na mais longa revolta brasileira. Na guerra se defendia liberdade, igualdade e humanidade. Vamos celebrar com prudência a cultura do nosso povo”, registrou Egídio.