Semana Farroupilha é celebrada em solenidade

Sessão solene alusiva à Semana Farroupilha foi realizada pela Câmara Municipal de Uruguaiana na noite do dia 15 de setembro de 2022. Em parceria com a Comissão Organizadora dos Festejos, o Poder Legislativo prestou homenagem a cidadãos com destaque em serviços prestados ao tradicionalismo ou causas sociais.

A mesa de trabalhos foi presidida pelo vereador Carlos Delgado, com a presença dos vereadores Marcelo Lemos, Celso Duarte, Adenildo (Bispo) Padovan, Zulma Ancinello e Clemente Correa; e prefeito, Ronnie Mello; Comandante do 8º RC Mec, Tenente-Coronel de Cavalaria José Felipe Biasi Filho; Comandante do 6º Batalhão de Choque, Ten. Cel. Otemar Maia Bianchini; e presidente da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha 2022, Arsênio da Silva Brandli.

Em referência aos homenageados da Comissão fez uso da palavra, Lidia Chamorra Moraes, acompanhada do músico Jorge Abreu.

A homenagem póstuma foi realizada a Geraldo Mello Borges, representada no ato pela viúva, Ivone Borges, foi fundador do grupo Otacílio Borges e deixou um legado de indivíduo prestimoso e consciente da herança cultural gaúcha.

O troféu “Mulher Gaúcha” foi entregue a Marlene Andrade. A pedagoga e técnica agropecuária, entre as ações de preservação da cultura nativista, foi criadora da invernada de danças do piquete Centauros da Tradição e atuou 20 anos na coordenadoria tradicionalista de Uruguaiana, fomentando os aspectos folclóricos e históricos do Rio Grande do Sul.

A vice-coordenadora da 4ª Região Tradicionalista, Sônia Severo Trivisiol recebeu a “Homenagem Especial”. Na oportunidade foi destacada a trajetória de devoção ao tradicionalismo, envolvendo-se em diversas atividades da cultura gaúcha e entidades tradicionalistas.

Na solenidade, foi entregue o Diploma de Honra ao Mérito a Claudio Aimoré Sisneiro Lyra, por requerimento do vereador Adenildo (Bispo) Padovan. “Pastor que vem realizando um grande trabalho assistencial em Uruguaiana, por exemplo com distribuição de milhares de cestas básicas, e representa muito para a sua comunidade”, afirmou Padovan sobre o homenageado.

A honraria do Legislativo também foi recebida por Luiz Alberto Vargas, por proposição do vereador Clemente Corrêa que ainda fez o discurso alusivo à data. “Servidor público de conduta ilibada que é referência para a família e no seu bairro Cohab, também baluarte do Piquete Tropilha Gaudéria”, registrou Clemente.