Semana do Trânsito destaca ações e dados da segurança viária

“Juntos salvamos vidas” é o tema da Semana Nacional do Trânsito de 2022, de 18 a 25 de setembro. No espaço da tribuna do dia 22 de setembro as atividades desenvolvidas e estatísticas de Uruguaiana foram explanadas pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, por proposição do vereador Clemente Corrêa (PDT). A SEGTRAN foi representada pelos agentes de trânsito Eduardo Rocha e Leandro Sanchotene.

Ações educativas são desenvolvidas ao longo do ano pelo Núcleo da Setran, sendo intensificadas nesta semana. A abertura aconteceu na Escola José Francisco e palestras realizadas em educandários próximos a Avenida Pinheiro Machado. A Semana encerra com blitz educativa no sábado, em frente a prefeitura, com mobilização de toda sociedade, pedestres e motoristas, e diversos segmentos relacionados a segurança viária.

Na oportunidade foram registrados os dados sobre o trânsito em Uruguaiana. Até o momento, 42 operações “balada segura” foram realizadas. O município tem a 21ª maior frota de veículos do estado (a cada 100 pessoas, 58 possuem veículo); a posição sobre pessoas habilitadas é a 19ª no estado (a cada 100 pessoas, 42 são habilitadas), ou seja, Uruguaiana tem mais veículos do que motoristas habilitados.

No ranking de acidentes fatais nas vias municipais, Uruguaiana está na 16ª posição, com 63 acidentes que resultaram em 64 mortes. As principais inobservâncias que comprometem a segurança viária é utilização de celular, falta de cinto de segurança e avançar sinal vermelho.

“As principais infrações são decorrentes de erro humano. Encabeçam a lista do problema basicamente imperícia e imprudência, falta de atenção, velocidade alta, motorista alcoolizado ou mexendo no celular”, afirmou Sanchotene.