Semana de atividades no aniversário da Câmara deve iniciar em 2024

No dia 27 de fevereiro de 2024, projeto de resolução instituindo a Semana de atividades alusivas ao aniversário do Poder Legislativo foi apresentado.

O objetivo é promover ações de preservação e valorização da história, divulgação das atividades e atribuições do órgão, manifestações culturais e atividades educativas.

A proposta é de autoria da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Adenildo Padovan.

A Semana de atividades deverá ser comemorada anualmente na semana do dia 24 de abril, data de instalação da Câmara em 1847. No período serão promovidas ações culturais, oficinas, debates, palestras e outras atividades, através da Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, na sede do Legislativo ou em espaços públicos municipais, escolas e bairros, de acordo com o interesse e disponibilidade da comunidade e dos entes públicos.

“A iniciativa é fundamental para fortalecer os laços entre o Legislativo e a comunidade, promovendo maior transparência, participação cidadã e engajamento popular. Queremos registrar a história do Legislativo, integrar a comunidade, resgatar a memória institucional e empreender ações junto à comunidade que evidenciem sua importância no contexto histórico municipal”, justifica o vereador Padovan.

A celebração do aniversário da Câmara Municipal não apenas marca uma data histórica, mas também oferece uma oportunidade valiosa para envolver os cidadãos uruguaianenses nas atividades históricas, culturais e educativas que ressaltam a importância e o papel do Poder Legislativo local.

Ao instituir uma semana dedicada a essas atividades, buscamos resgatar o interesse da população pela política e pelas instituições democráticas, além de proporcionar um espaço para o debate de temas relevantes, a troca de ideias e o fortalecimento do diálogo entre os representantes eleitos e os cidadãos.