Semana da Pátria é registrada com homenagens

Na noite de quinta-feira, dia 5 de setembro de 2025, a Câmara Municipal de Uruguaiana realizou sessão solene alusiva à Semana da Pátria 2025 e às comemorações dos 203 anos da Independência do Brasil.

            Durante a solenidade, foram entregues três honrarias a personalidades que se destacaram por relevantes serviços prestados à comunidade.


          O Diploma de Honra ao Mérito foi concedido a Alex Vidal Rodrigues, por proposição do vereador Celso Duarte, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em defesa do bem-estar animal, na Associação Vira-latas e na direção do Canil Municipal.

          A Grande Condecoração Municipal (Medalha de Ouro), foi recebida por José Antônio Marques (Tunico) Fagundes, indicado pela vereadora Stella Luzardo. Produtor rural, crioulista e escritor, foi reconhecido por dedicar a vida a cultivar, preservar e engrandecer a cultura e o amor pelo campo e animais.

          O título honorífico de Cidadão de Uruguaiana foi entregue ao Frei Tiago Antônio Backes, também por iniciativa da vereadora Stella. Religioso da ordem dos carmelitas, Frei Tiago exerce sua missão na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, com atenção aos mais necessitados, incentivo à solidariedade, promoção da dignidade humana e ações de sustentabilidade voltadas à comunidade paroquial.

           Em alusão à data, o presidente do Legislativo, vereador Juca, destacou que a celebração da Semana da Pátria representa a oportunidade de fortalecer os valores cívicos e o compromisso com o futuro do país. “Somos convocados a buscar sempre o bem e a justiça, amando verdadeiramente esta terra que nos une. O Brasil é a Pátria de todos os brasileiros que sonham, trabalham e acreditam em um futuro melhor”, finalizou.

           A mesa de honra foi composta pelo presidente do Legislativo, Juca Gonçalves, secretária Ad hoc, Lilian Cuty; Secretária Municipal de Educação e Presidente da Comissão Organizadora da Semana da Pátria 2025, Dirce Gracioso Soares; Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua, Gen de Bda Marcelo Martini Monteiro; Delegada Fluvial de Uruguaiana, Cap de Corveta Fernanda de Castro Corbage Nogueira; Comandante do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, representando o comando do CRPO Extremo Oeste, Ten Cel Hélio Soares dos Santos Júnior; e Coordenadora da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, Alfonsina Aparecida Guedes de Moura.