Secretário estadual da Segurança reúne-se com vereadores na Câmara Municipal

O secretário estadual da Segurança, Edson Goulart, reuniu-se com os vereadores, na tarde desta quarta-feira (21/10/2009), no gabinete da presidência da Câmara Municipal. A visita ocorreu no início da tarde e durou cerca de 20 minutos. No encontro, os vereadores entregaram um documento, elaborado pela Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal, contendo algumas demandas de melhorias para o município.

Entre as solicitações contidas no documento estão a permanência, em Uruguaiana, dos 40 policiais militares que estão realizando o curso de formação no 1º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira (BPAF), a instalação de uma delegacia regional da Polícia Civil no município, a maior autonomia do 1º BPAF em relação ao comando regional de Santana do Livramento e a autorização de transferência de policiais civis e militares de outras cidades para Uruguaiana, além da criação de de uma Delegacia da Mulher na cidade.

O secretário Goulart recebeu o documento e disse que os pedidos serão examinados com atenção. “Agora que conheço as peculiaridades de Uruguaiana vou tratar essas demandas com total atenção”, destacou. O secretário informou que há grande possibilidade de instalar uma delegacia regional da Polícia Civil em Uruguaiana. Quanto à autonomia do 1º BPAF, Goulart ressaltou que esta demanda dependeria de uma reorganização da estrutura da Brigada Militar. “Essa reorganização não é simples, mas vamos ver o que é possível fazer”, completou.

Acompanhado do deputado estadual Frederico Antunes (PP) e do presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), José Carlos Becker, o secretário Edson Goulart, confirmou aos vereadores, durante a reunião, que os 40 policiais militares em formação irão permanecer na cidade após o término do curso. Além deste reforço no efetivo da BM, o secretário de segurança do Estado disse ainda que outros 24 policiais militares, lotados em outros municípios, e que desejam ser transferidos para Uruguaiana, retornarão à cidade até dezembro. O reforço de efetivo também ocorrerá com a corporação de bombeiros que receberá outros 12 bombeiros militares.

Os vereadores que participaram da reunião agradeceram a visita do secretário ao parlamento municipal e disseram que esperam ver atendidos os pedidos encaminhados. Participaram da reunião os parlamentares municipais Neraí Kaufmann (PSDB), Josefina Soares (PSDB), José Clemente Corrêa (PT), Mauro Brum (PMDB), Rafael Alves (PSDB), Rogério de Moraes (PSDB) e Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB).

A vereadora Josefina Soares, que solicitou a implantação da Delegacia da Mulher, disse que o objetivo é melhor atender à crescente demanda por um espaço específico de atendimento ao gênero feminino. “É uma reivindicação não só de lideranças políticas, mas de toda a sociedade uruguaianense”, justificou. “No que tange aos direitos da mulher, acredito que a criação da Delegacia de Defesa da Mulher constitui uma grande conquista feminina. A violência contra a mulher não escolhe cor, raça, nível social, econômico ou cultural”, ressaltou. Para a vereadora, a criação de uma Delegacia da Mulher e os programas sociais desenvolvidos pela Administração Pública são mecanismos para combater os índices de violência contra a mulher.