Rua poderá denominar-se “João Antônio Pinheiro”

O fundador do segundo Clube Social Negro de Uruguaiana e da Sociedade Cultural e Recreativa Laço do Amor, João Antonio Pinheiro, poderá ser homenageado através do registro do seu nome em rua do conjunto habitacional Dr. Olavo Rodrigues em Uruguaiana. O projeto de lei de autoria do vereador Marcelo Lemos (PDT), apresentado dia 24 de agosto de 2021, será analisado pelas Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana.

João Antônio Pinheiro, nascido em Uruguaiana em 1906, aos 19 anos foi praça no exército, onde serviu por 30 anos chegando ao posto de tenente ao ir para a reserva. Envolvido com as questões raciais, aos 20 anos começou a fazer parte da diretoria da Sociedade Beneficente União Filhos do Trabalho, sendo o primeiro clube social negro de Uruguaiana, fundando em 1925, um espaço de suma importância para a comunidade negra, no pós abolição da escravatura brasileira em 1888.

Antônio Pinheiro, junto com um grupo de pessoas fundaram o segundo clube social negro da cidade, a Sociedade Carnavalesca e Cultural Laço do Amor em 15 de novembro de 1932. A primeira diretoria formada o elegeu como primeiro presidente, mas continuou como secretário na SBU. O Laço do Amor também como a SBU, formou gerações de negros e negras na sociabilidade, necessária para a resistência e ressignificar o seu papel no período pós abolição.