Revista sobre Legislativo ganha versão em quadrinhos

A revista em quadrinhos “As aventuras políticas de Ramiro” foi lançada pela Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 17 de agosto de 2022. A Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó apresenta a cartilha com objetivo de trazer a crianças e jovens a educação cidadã.

A publicação traz o funcionamento da Câmara, o processo de tramitação de projetos e conceitos políticos de forma didática e apartidária. O presidente da Associação Brasileira de Escolas de Legislativos e de Contas (ABEL), Florian Augusto Coutinho Madruga, esteve presente destacando a onipresença da política na vida dos cidadãos, a importância da conscientização de jovens para construir a cidadania e fortalecer a democracia; também a necessária atenção à campanha eleitoral e propostas dos candidatos que representarão o povo.

“Não vivemos sem praticar política, e não estamos falando de atividade partidária, mas como consciência da vida. Ela está em todos os momentos do dia, na escola, na nossa casa, nas nossas relações, quando reivindicamos ou somos repreendidos estamos no exercício da política”, afirmou.

No evento solene de lançamento compuseram a mesa de trabalhos o presidente da Escola, Vereador Marcelo Lemos; Vice-prefeito, Fernando Tarragó; presidente do Legislativo, vereador Paulo Kleinubing; vereador Celso Duarte; Presidente da ABEL, e Diretor da Escola do Legislativo em Uruguaiana, Ricardo Aires Simas.

Durante o evento, as estudantes Mariana Martins e Izabelle Guterrez receberem os primeiros exemplares da revista, representando os alunos das redes pública e privada. Também a ex-vereadora, Neraí Kaufmann, fez uso da palavra, sendo ela presidente da Casa Legislativa, em 2009, ano da primeira edição da revista.

Escolas, professores, grupos e comunidade interessada podem agendar junto a Escola do Legislativo a participação no programa “Visite a Câmara” que inclui o acesso à revista.

As visitas são realizadas mediante agendamento prévio junto a Escola do Legislativo, por meio do telefone (55) 3412-5977 - Ramal: 236, pelo e-mail: escola@uruguaiana.rs.leg.br, ou pelo whatsapp (55) 9.9609-2732, com Ricardo Simas.