Relatório da Gestão SUS é apresentado na Câmara

Dados dos serviços e os recursos investidos no Sistema Único de Saúde (SUS) de maio a agosto de 2022 foram apresentados à Comissão de Serviços Municipais e Saúde no dia 10 de outubro. Os vereadores Clemente Corrêa, Egídio Carvalho, Marcia Fumagalli, Zulma Ancinello, Balaka Bermudez, Carlos Delgado, Celso Duarte e Marcelo Lemos, acompanharam a prestação de contas apresentada pelo Secretário Municipal de Saúde, Diego Cantori.

Conforme apresentado, o número de internações no período foi de 3.584. Quanto a produção de serviços foi registrado o total de 184.856 atendimentos, destes o atendimento em Unidades Básicas de Saúde foram 126.476 (68%), na UPA 11.907 (6%) e na policlínica 10.624 (6%). O total aplicado em cirurgias eletivas foi de R$ 306.694,50.

Durante a manifestação, o Secretário afirmou a implementação de processo seletivo único para composição do quadro de servidores e a redução de 25 para 15 médicos na composição das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). “É lamentável esse déficit, causado pela troca do programa “Mais Médicos” pelo “Médicos pelo Brasil” que não tem previsão para abertura de novo edital para processo seletivo tampouco previsão de aumento das 10 vagas”, considerou o presidente da Comissão, Clemente.

Na oportunidade, algumas ações desenvolvidas nos últimos meses foram salientadas como o empenho nas campanhas de vacinação, programa “Saúde na Escola” e “Agosto Dourado” de incentivo ao aleitamento materno.