Recuperação da aprendizagem pós pandemia é assunto na tribuna

A Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu a Secretaria Municipal de Educação para apresentação do trabalho desenvolvido de análise da produção e de estratégias para a recuperação da aprendizagem dos alunos após o período sem atividades presenciais.

Por proposição do vereador Carlos Delgado (Progressistas), na reunião do dia 23 de junho de 2022, explanaram sobre os estudos e as ações a Secretária Municipal de Educação, Maria Helena Machado; Maria Cristina Galvão e Felipe Carvalho.

O levantamento realizado para verificar a defasagem no ensino por consequência da pandemia, a forma como foram estruturadas as escolas para recuperação do ensino e o acompanhamento da Secretaria no desenvolvimento das ações e resultados foram relatadas.

Gráficos foram apresentados, com dados das escolas que possibilitaram a avaliação do rendimento de cada turma em leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático. No diagnóstico foi observada a média em defasagem de 25 a 30 por cento.

Entre as estratégias planejadas para que o aluno aprenda mais e melhor na retomada das aulas presenciais, está programa de Formação Continuada; salas de apoio; oficinas de aprendizagem; utilização de metodologias ativas e recursos digitais, recursos midiáticos; e acompanhamento individual e coletivo pelas psicólogas e assistentes sociais.

“Nos dois anos sem aulas presenciais, de diversas formas garantimos o acesso dos alunos aos materiais e orientações. O índice de defasagem foi baixo comparado ao estado e ao país. Esse é o resultado de uma rede educacional que é consolidada no trabalho que oferece, confirmando a nossa qualidade”, afirmou Maria Cristina.