Propostas para inclusão e atendimento a PCDs são apresentadas

Na reunião do dia 9 de novembro de 2021, foram destaques propostas de assistência social e saúde para atendimento a Pessoas com Deficiência no município. O vereador José Carlos Zaccaro (Progressistas) apresentou projeto de lei e indicações na área.

Às Comissões Técnicas da Casa Legislativa será analisado PL que dispõe sobre programa para identificar o diagnóstico, tratamento e acompanhamento integral de educandos com Dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade - TDAH na rede pública e privada de educação.

A finalidade é a detecção precoce, encaminhamento para diagnóstico com profissionais nas áreas de: Psicologia, Neurologia, Psiquiatria e Pedagogia nos alunos matriculados na Educação Básica no Município de Uruguaiana, bem como apoio educacional na rede de ensino e tratamento terapêutico especializado na rede de saúde.

“As crianças e adolescentes com TDAH apresentam prejuízos claros no seu desenvolvimento pedagógico e social. Assim, ao longo do desenvolvimento, o TDAH está associado com um risco aumentado de mau desempenho escolar, relações difíceis com familiares e colegas, desenvolvimento de ansiedade, depressão, problemas de conduta, assim como dificuldades de relacionamento na vida adulta, no casamento e no trabalho”, definiu Zaccaro.

Contratação de Equipe Multidisciplinar para Rede Pública de Ensino

Ao Poder Executivo será indicada a formação de Equipe Multidisciplinar para Rede Pública de Educação Básica, com a contratação de profissionais nas áreas de psicologia e assistência social, por exemplo. “Cada criança tem necessidades de intervenção diferente. Existem habilidades que precisam ser trabalhadas e estimuladas. Por isso, então, a importância do trabalho de uma equipe engajada que trabalhe numa mesma linha de objetivos bem traçados e em parceria com as escolas e famílias”, justifica o vereador proponente, José Carlos Zaccaro.

Criação do Centro Municipal de TEA é indicada

A proposta é criar o Centro Municipal de Tratamento Médico Integrado do Espectro Autista. O local ofertará atendimento médico especializado aos usuários do sistema público de saúde, diagnosticados com TEA. Entre as funções está organizar e disponibilizar recursos e serviços de acessibilidade para atendimento a necessidades de saúde específicas; e ofertar atendimento médico especializado por meio de avaliações realizadas com o usuário do sistema de saúde e com seus familiares.