Proposta de capacitação em manobras de desengasgo e primeiros socorros é aprovada

O projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a instituir ações de capacitação em manobras de desengasgo e primeiros socorros nas Unidades de Saúde de Uruguaiana foi aprovado no dia 11 de dezembro de 2025.

          A matéria, de autoria do vereador Celso Duarte (Progressistas), autoriza a inclusão, nos programas de atenção básica à saúde, especialmente no acompanhamento pré-natal e na puericultura, de ações educativas voltadas à prevenção de acidentes por engasgamento e à aplicação de manobras de desengasgo, incluindo a Manobra de Heimlich.

          As capacitações deverão contemplar gestantes, pais, responsáveis por crianças e cuidadores em geral, podendo ser estendidas a profissionais da rede de ensino infantil.

           “A disseminação de conhecimento básico e acessível é medida de extrema relevância para a prevenção de óbitos evitáveis. É um passo importante para o fortalecimento das políticas públicas de prevenção em saúde, proteção da infância e promoção da cidadania em Uruguaiana, assegurando mais segurança, tranquilidade e qualidade de vida às famílias do município”, justificou o vereador.
          De acordo com o projeto, a Secretaria Municipal de Saúde poderá promover treinamentos em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, o Conselho Tutelar e entidades da sociedade civil. O Poder Executivo também poderá celebrar parcerias com instituições de ensino superior, hospitais, entidades de classe da saúde e organizações sociais para execução das ações previstas.
           O material educativo e informativo sobre prevenção de engasgos deverá ser afixado em locais de atendimento público de saúde.

             Segundo a justificativa apresentada, o engasgamento é uma das principais causas de acidentes fatais em crianças pequenas, especialmente em menores de 5 anos. A rápida identificação e a correta aplicação de manobras de desengasgo, como a Manobra de Heimlich, podem salvar vidas em situações de emergência.