Promotores da Cultura Afro-brasileira recebem homenagem

Sessão solene alusiva à Semana Municipal da Cultura Afro-brasileira foi realizada pela Câmara de Uruguaiana em parceria com entidades representativas no dia 17 de novembro de 2022.

A solenidade foi presidida pelo vereador Marcelo Lemos com vereadores Clemente Correa e Marcia Fumagalli; vice-prefeito, Fernando Tarragó; Coordenador do Copir, Delegado Regional da Afrobras e Presidente da Aruanda, Jorge Aurélio Alves Quirino; presidente do Movimento Negro, Elza Suzete Pinto da Fontoura; Presidente do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, André Luciano Naziazeno Martins; representando o Comando do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, 1º Ten José Ricardo Maretolle; e Secretária Municipal de Educação, Maria Helena Bairros Machado Soares.

A Semana Municipal da Cultura Afro-brasileira, instituída pela Lei nº 2.249/91, tem o objetivo de reviver os efeitos e lutas da raça negra. A programação segue até o dia 20, com atividades envolvendo música, culinária, manifestações religiosas e culturais, folclóricas e esportivas no Parque Dom Pedro II (Parcão).

No evento da Câmara Municipal, oito cidadãos foram homenageados pela contribuição, incentivo, manutenção e fomento à cultura afro-brasileira. "A sociedade com sua evolução, carece adequar e valorizar a cultura e arte locais. Devemos e temos o dever de ser instrumentos da sociedade, para proporcionar a pluralidade de mais seguimentos ligados a cultura afro-brasileira e de matrizes africanas, como fazem os homenageados da noite", registrou Clemente.

Receberam as honrarias:

Augusto Juvenal Corrêa Fidélis, por proposição da AFROBRAS;

Lilian Leopoldina da Rosa Cuty, por indicação da CONFURBRAS;

Luiz Carlos Velasques, por sugestão da Aruanda;

Cleusa Ludovino Baptista, conforme proposto pelo Conselho Municipal do Povo de Terreiro;

Homenagem póstuma a Iracema da Glória Peres Martins, representada pela filha Nidia Vargas.

Douglas Pereira de Menezes por designação do Movimento Negro de Uruguaiana;

Flávio Henrique Mariano Marotte, pela Delegacia AFROCONESUL.

Homenagem póstuma a Paulo César de Castro Espíndola, pelo Fórum Permanente de Promoção da Igualdade Racial, representado pela filha Karen.