Projetos preveem contratações temporárias para áreas da Administração e Educação

Na reunião do dia 24 de março de 2026, dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo, que tratam sobre contratações temporárias, foram encaminhados para análise das comissões técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana.

      O PL nº 18/26 busca autorizar a contratação de até 20 visitadores para atuação junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vinculados aos programas Criança Feliz (PCF) e Primeira Infância Melhor (PIM). As ações são voltadas ao acompanhamento de gestantes e crianças na primeira infância, por meio de visitas domiciliares a famílias em situação de vulnerabilidade social.

    O objetivo é garantir a manutenção da meta de atendimento de até 400 pessoas, entre gestantes, crianças de até 3 anos e crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Conforme a justificativa, os programas buscam promover o desenvolvimento integral das crianças e fortalecer o papel das famílias no cuidado e na educação.

      O PL nº 19/26 trata da contratação de profissionais para o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), vinculado à Secretaria Municipal de Administração (SECAD). A proposta prevê a contratação de três técnicos em Segurança do Trabalho, um técnico de Enfermagem e um engenheiro de Segurança do Trabalho.

      Entre as atribuições do SESMT estão a realização de exames médicos periódicos, o monitoramento de programas de prevenção de riscos ambientais, a fiscalização de medidas de segurança e a elaboração de laudos técnicos, garantindo a proteção e a saúde dos servidores municipais.

        De acordo com o Poder Executivo, as contratações são necessárias para assegurar a continuidade dos serviços e o cumprimento da legislação vigente. Os projetos também destacam que as medidas não geram aumento de despesas, pois já estão previstas em processos seletivos simplificados anteriores.