Projetos para mobilidade urbana são tratadas na Câmara

No espaço da tribuna livre, dia 9 de setembro de 2021, o trabalho e projetos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte foram relatados. O secretário da pasta, Irani Fernandes, explanou sobre as ações por proposição do vereador Celso Duarte (Progressistas).

Destacou-se na manifestação o processo para implantação do Plano de Mobilidade Urbana. A Lei Federal da Mobilidade Urbana nº 12.587/12, determina aos municípios a tarefa de planejar e executar a política na área.

A nova data para implementação do Plano é início de 2023. Em 2015, empresa foi contratada para elaboração da matéria, entretanto esta apresentou incorreções. A partir da criação da secretaria, volta-se a tratar da atualização do Plano.

“A matéria é complexa. Para revisarmos as necessidades na mobilidade urbana formaremos uma força tarefa com duas Comissões: uma técnica e uma de fiscalização. É preciso repensar os modais de locomoção organizados, facilitados e acessíveis, como ciclovias, transporte coletivo e uso de aplicativos”, esclarece Irani.