Projetos de lei visam promover e aumentar a doação de sangue no município

O vereador Ronnie Mello (PP) apresentou, nesta terça-feira (20/10/2009), dois projetos de lei que contemplam os doadores de sangue no município. O primeiro projeto visa instituir no calendário oficial de Uruguaiana a Semana Municipal do doador voluntário de sangue. O projeto indica a segunda semana do mês de julho como o momento para a realização das atividades que promovam a prática da doação de sangue.

O segundo projeto propõe a isenção parcial do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos municipais para os candidatos que sejam doadores de sangue. A isenção corresponderá a 50% do valor da taxa de inscrição. O projeto propõe que o benefício seja concedido ao doador voluntário que comprove ser doador por pelo menos duas vez ao ano, no últimos dois anos anteriores à realização do concurso público municipal.

Para o vereador Ronnie Mello, os dois projetos objetivam incentivar a prática da doação de sangue no município. “O fato de isentarmos parcialmente algumas pessoas da taxa de inscrição de concursos públicos no âmbito do município, certamente, fará com que o número de doadores aumente gradativamente e não tenhamos que enfrentar problemas com a falta de sangue”, justificou o parlamentar.