Projeto sobre carroças será discutido na segunda-feira

A Câmara Municipal de Uruguaiana realizará audiência pública sobre o projeto de lei que institui o Programa Municipal de Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal. O evento acontece na próxima segunda-feira, dia 21 de novembro de 2022, às 18h30min, no plenário do Poder Legislativo, por proposição da Comissão de Serviços Municipais.

Na oportunidade, esclarecimentos serão prestados e a comunidade poderá manifestar-se. O projeto de autoria do Poder Executivo prevê a substituição gradativa das carroças por outros meios alternativos com baixo impacto ambiental, subtraindo a circulação nas vias urbanas a longo prazo.

O programa trata das ações a serem desenvolvidas por diversas secretarias, entre elas efetuar a microchipagem dos animais; realizar o cadastramento dos veículos e animais de tração; promover o cadastramento sócio familiar de proprietários e condutores, possibilitar a inserção de crianças e adolescentes nas unidades educacionais; disponibilizar cursos profissionalizantes que visem à qualificação e inserção dos condutores de VTA no mercado de trabalho; e realizar a fiscalização referente ao atendimento dos dispositivos da Lei.

Na matéria também consta a instituição de programa temporário de transferência de renda, a ser regulamentado por legislação específica; e as medidas administrativas de penalidades.

O projeto permite o transporte por veículo de tração animal, no perímetro urbano, por pessoa autorizada, das 6 horas às 18 horas, exceto aos domingos; e proíbe a condução por menores de 18 anos e a exploração de animais que excedam as condições físicas e comprometam a saúde do animal.

PRAZOS SUGERIDOS NO PROJETO:
I – a execução dos cadastros, registros e microchipagem em doze meses;
II – a proibição da circulação de VTA entre: Ruas João Manoel, General Vitorino, Antônio Monteiro e Flores da Cunha, em seis meses;
III – a proibição da circulação de VTA entre: Ruas Iris Valls, Tiradentes, Marechal Deodoro, Estilac Leal, Duque de Caxias, Avenida Setembrino de Carvalho, Santos Dumont, Joaquim Murtinho, Tiradentes, Feliciano Ribeiro, João Manoel; em doze meses; e
IV – a proibição, em definitivo, da circulação de VTA e a exploração de animais para o transporte de cargas e de passageiros, em toda área de concentração urbana do município de Uruguaiana, em dois anos.