Projeto reconhece o Festival Internacional de Teatro como Patrimônio Cultural Imaterial de Uruguaiana
Apresentada dia 15 de maio de 2025, a matéria de autoria da vereadora Manoela Rosa (PDT) segue para análise das Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana.
Realizado anualmente desde 2017 pela Companhia de Teatro Clandestinos, o festival promove a difusão da arte teatral entre Brasil e Argentina, impulsionando o desenvolvimento cultural e artístico na Fronteira Oeste. Com caráter inclusivo e acessível, o Cena Livre oferece todas as suas atividades de forma gratuita — incluindo espetáculos, oficinas formativas e debates —, criando um ambiente rico e democrático para o público.
“Essa turma batalha há anos. Nessa semana de programação apresentamos esse projeto que oferece cultura e arte gratuitamente. Entre os objetivos está preservar a memória e as práticas culturais associadas ao Festival, considerando sua importância para o fortalecimento da identidade cultural local; garantir sua continuidade; valorizar e divulgar o trabalho; e promover a participação social”, considera Manoela.
Em suas sete edições, o “Cena Livre” contou com a participação de diversos grupos teatrais de países como Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, além de estados brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Santa Catarina e Goiás, e várias cidades do RS.
O festival se mantém como um espaço vital de intercâmbio cultural, promovendo o crescimento das artes cênicas e o aperfeiçoamento de artistas locais, além de proporcionar uma rica troca de experiências e celebração da diversidade cultural, movimentando a economia e a indústria criativa em Uruguaiana.
O projeto de lei prevê, ainda, que o município poderá destinar recursos financeiros, conforme disponibilidade orçamentária, para garantir a realização do evento; buscar parcerias com entidades públicas e privadas para ampliar as atividades culturais oferecidas pelo festival; e criar programas de incentivo à formação de novos artistas, utilizando o festival como plataforma de visibilidade e promoção de talentos teatrais.