Projeto prevê isenção de ITBI para imóveis financiados pela COHAB
A matéria, de autoria do Poder Executivo, foi apresentada dia 14 de outubro de 2025.
A proposta tem como objetivo facilitar a regularização dos imóveis vinculados aos antigos programas habitacionais, como parte das ações do Projeto Terra – Eu Sou COHAB, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado e o Poder Judiciário.
De acordo com o projeto, a isenção será concedida apenas ao proprietário que não possuir outro imóvel registrado em seu nome, mediante apresentação de Certidão Negativa do Registro de Imóveis. O benefício terá validade de 12 meses a partir da publicação da lei, e a Prefeitura deverá divulgar mensalmente no Portal da Transparência a lista nominal dos beneficiados.
Conforme a justificativa do Executivo, cerca de 890 imóveis nos loteamentos Promorar I, Promorar II, Cohab I, Cohab II e Profilurb poderão ser beneficiados pela medida. O impacto estimado na arrecadação é de R$ 198,7 mil, equivalente a 1,76% da previsão de 2025, valor que, segundo o governo municipal, será compensado pelo aumento da base de contribuintes do IPTU após a regularização das propriedades.