Projeto de Robótica Educacional é destaque no Legislativo

O desenvolvimento do projeto de Robótica Educacional nas cinco maiores escolas da rede municipal de ensino foi relatado no dia 18 de maio de 2023, na Câmara Municipal de Uruguaiana. Por proposição da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Juca (Joalcei) Gonçalves, representantes da Secretaria Municipal de Educação, professores e estudantes envolvidos participaram da reunião.

A inclusão da robótica no currículo das escolas foi aprovada através de projeto de lei pela Câmara Municipal em 2022. Entre os objetivos está desenvolver no aluno a capacidade de solucionar problemas usando diferentes ferramentas e ajudar na preparação dos alunos para o mercado de trabalho, principalmente dentro da área da tecnologia, estimulando a autonomia no aprendizado, pensamento criativo, conhecimento interdisciplinar, cultura digital, empatia e cooperação.

Na oportunidade foi registrado o pioneirismo de Uruguaiana na implementação da disciplina na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA). No total, são contempladas as escolas municipais Moacyr Ramos Martins (468 alunos); José Francisco da Silva (279 alunos); Dom Bosco (240 alunos); Rui Barbosa (349 alunos); Marília Sanchotene Felice (480 alunos). Na rede de ensino, são aproximadamente 7000 alunos. Desse total são atendidos nas aulas de robótica em torno de 1955. “

A Secretária Municipal de Educação, Maria Helena Machado, expressou a intenção de expandir o projeto e agradeceu o apoio do Executivo, do Legislativo, das equipes pedagógicas e de todos os professores que enfrentaram esse desafio.

A metodologia inclui a contextualização da temática; a construção de protótipos robóticos para simular tecnologias desenvolvidas pela humanidade ou recursos que inspiram a criação de novas tecnologias; os testes de programação para os robôs; e a utilização de experiências e ferramentas aprendidas para solucionar os problemas.

O ensino de robótica desenvolve habilidades de criatividade, disciplina, iniciativa, cooperação e comunicação. Não é uma disciplina isolada e está sempre conectada com a aprendizagem do aluno, de forma transversal", afirmou o professor Felipe Carvalho.

A coordenadora do ensino fundamental, Maria Cristina Galvão, ressaltou a importância da inovação trazida para o ambiente escolar, destacando a formação dos cidadãos, a aproximação da teoria com a prática e o desenvolvimento de diversas habilidades individuais e coletivas.