Projeto de lei busca criação do “Desafio Jovem Inovador”

A instituição do Programa “Desafio Jovem Inovador” é tratada em projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 8 de maio de 2025, e segue para as Comissões Técnicas.

        A proposta do vereador Celso Duarte (Progressistas) tem como objetivo fomentar o protagonismo juvenil, a educação prática e a inovação cidadã por meio de um concurso anual de soluções criativas e viáveis para desafios reais do município.

         O PL prevê a realização anual do desafio, voltado à participação de estudantes regularmente matriculados no ensino médio das redes pública e privada de Uruguaiana.

      O concurso premiará projetos desenvolvidos pelos alunos que proponham soluções inovadoras para problemas concretos do município em sete áreas. São elas gestão de resíduos e meio ambiente; mobilidade urbana e acessibilidade; educação e tecnologia; saúde e bem-estar; inclusão social e cidadania; sustentabilidade e energia renovável; e segurança pública e urbanismo.

       “Buscamos estimular uma aprendizagem prática e colaborativa, aproximando os estudantes da realidade e incentivando seu protagonismo. A iniciativa valoriza a criatividade e o potencial transformador da juventude, estimulando a participação ativa na construção de soluções para a comunidade. Com isso, Uruguaiana avança na promoção de uma cidade mais inteligente e comprometida com o futuro”, afirmou o proponente Celso.

       O projeto também dispõe sobre a Comissão Avaliadora para inscrições e seleção de projetos, os critérios de avaliação, a premiação como bolsas de estudos e participação em eventos de inovação, e a possibilidade de parcerias para implementação do programa.