Projeto DANTS torna-se política pública

A instituição do “Programa Vida em Movimento” é proposta pelo Poder Executivo e analisada pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

O PL nº 55/22 trata da substituição do projeto DANTS (Doenças e Agravos não Transmissíveis), pela política pública com nova denominação. Na reunião do dia 3 de maio de 2022, a matéria foi encaminhada para estudo das Comissões Técnicas.

O Projeto DANTs tem 12 anos e aproximadamente 900 usuários cadastrados. Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, o “Programa Vida em Movimento” tem por princípio à prática de atividades físicas, voltadas à prevenção de doenças e agravos não transmissíveis, com o objetivo de promover a saúde física e mental, orientadas por Educadores Físicos, com o acompanhamento de equipe multiprofissional integrada por profissionais das Estratégias de Saúde da Família (ESF).

A iniciativa implementa a determinação da Política Nacional do Idoso que estabelece a necessidade de prevenir, promover, proteger e recuperar a saúde do idoso, mediante programas de atividades fiscalizados pelos gestores do SUS.

Os educadores físicos ativos no Projeto DANTS passam automaticamente, a partir da vigência desta Lei, a desenvolver suas atividades junto ao Programa Vida em Movimento.