Programa sobre obesidade infantil é aprovado

A instituição de Programa de Prevenção, Orientação e Tratamento da Obesidade Infantil em Uruguaiana foi aprovado pela Câmara Municipal no dia 27 de setembro de 2022.

A proposição do vereador Marcelo Lemos (PDT) tem a finalidade de implementar ações eficazes para a redução de peso e o combate à obesidade infantil.

Entre as diretrizes do Programa estão ações que efetivem o direito humano universal à alimentação e nutrição adequadas; campanha permanente de conscientização sobre a obesidade infantil, suas causas, consequências e prevenção; e estímulo ao aleitamento materno.

“O sobrepeso pode ter consequências para as crianças até a sua vida adulta, doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas consequências, entre outros fatores como baixa autoestima e a depressão. Nossa proposta está em sintonia com algumas atividades já desenvolvidas na rede de ensino, porém é preciso intensificar e estabelecer metas como um programa constante”, afirmou Marcelo.

O projeto também estabelece a Semana Municipal de Combate à Obesidade Infantil, a ser realizada, anualmente, na semana que coincidir com o dia 11 de outubro (Dia Mundial de Combate à Obesidade), com promoção de reuniões, palestras, seminários e eventos.