Programa de fomento a startups será instituído

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou projeto de lei que dispõe sobre programa de fomento a startups.

A matéria de autoria do Poder Executivo foi apreciada na reunião do dia 14 de dezembro de 2021. Startups são organizações empresariais ou societárias que trabalham nas áreas de soluções tecnológicas, cuja atuação caracteriza-se pela inovação aplicada a modelo de negócios ou a produtos ou serviços ofertados.

Entre os objetivos do programa está fomentar a economia por meio da formação de novos empreendedores e o incentivo à capitalização, ao financiamento e ao desenvolvimento de Startups; e reduzir burocracias e promover celeridade nos trâmites administrativos para implantação.

A proposta busca acompanhar o panorama econômico mundial que exige a ampliação da demanda por novos produtos e processos que se diferenciem no mercado. No projeto ainda constam as medidas de apoio à execução do programa e a alocação, a partir do ano de 2022, no orçamento anual do município de recursos para aceleradoras, incubadoras e parques tecnológicos sediados em Uruguaiana.