Programa de atendimento a dislexia ou TDAH é aprovado

Projeto de Lei que cria programa para identificação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento integral do educando com Dislexia e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) foi aprovado pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

A matéria de autoria do vereador José Carlos Zaccaro (Progressistas) recebeu pareceres favoráveis nas Comissões Técnicas do Poder Legislativo e foi votada dia 28 de abril de 2022.

A proposta busca gerir através das secretarias e diretorias municipais competentes, a detecção precoce, encaminhamento para diagnóstico com profissionais nas áreas de: Psicologia, Neurologia, Psiquiatria e Pedagogia nos alunos matriculados na Educação Básica no Município de Uruguaiana, bem como apoio educacional na rede de ensino e tratamento terapêutico especializado na rede de saúde.

O programa também abrange a capacitação permanente dos educadores para que tenham condições de identificar os sinais, bem como realizar as flexibilizações curriculares.

“E necessário que as redes de educação básica, pública e privada, com o apoio da família e dos serviços de saúde, garantam o cuidado e a proteção a esses estudantes, visando seu pleno desenvolvimento físico, mental, moral e social, também conquistando uma vida mais digna e melhor”, registra o Zaccaro no projeto.