Programa Central de Intérprete de Libras é indicado

A instituição no município de Programa Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e de Guias Intérpretes para Pessoas com Deficiências Auditivas, Surdas e Surdocegas será indicada pela Câmara Municipal de Uruguaiana ao Poder Executivo.

Na reunião do dia 16 de fevereiro de 2023, o vereador Padovan (Republicanos), apresentou a sugestão de projeto de lei.

O objetivo é assegurar o atendimento da prestação de serviço público em situações em que o órgão público não dispuser de servidor proficiente em LIBRAS. “Queremos facilitar a comunicação, orientar corretamente sobre utilização de serviços públicos e ampliar a inclusão social e a acessibilidade”, afirmou Padovan.

A proposta é disponibilizar atendimento em Libras na modalidade virtual, mediante uso de tecnologias para interpretação. Também possibilita a forma presencial, com horário agendado, mediante a presença de intérpretes nos órgãos que prestam serviços públicos. O projeto ainda dispõe sobre a formação técnica dos profissionais e a viabilidade de convênios e parcerias, visando o desenvolvimento, a execução e a manutenção do Programa.