Programa "Adote uma Lixeira" é tema de projeto de lei

A proposta de instituir em Uruguaiana o programa “Adote uma Lixeira” tramitará na Câmara Municipal de Uruguaiana.

A vereadora Marcia Fumagalli (PSB) expôs o projeto de lei no dia 5 de setembro de 2023.
        A ação visa estabelecer parcerias com empresas privadas, entidades sociais, ou pessoas físicas interessadas em financiar a instalação e manutenção de lixeiras nos logradouros públicos, e áreas públicas de lazer com direito à publicidade. As lixeiras poderão ser instaladas defronte ao estabelecimento do interessado ou em qualquer outro lugar de sua escolha, sendo de domínio público.
     O objetivo é aumentar o número de lixeiras na cidade; incentivar a reciclagem e melhoria da limpeza pública municipal; reduzir as despesas do município com a instalação e manutenção das lixeiras públicas; e conscientizar a população sobre a importância de ter uma cidade limpa em termos de higiene e saúde.

“A proposta visa a cooperação entre o ente Público e o Privado na busca e manutenção do meio ambiente de forma responsável e sustentável. É uma oportunidade para empresas divulgarem seu trabalho e ao mesmo tempo auxiliar na manutenção do meio ambiente”, considera Marcia.

As lixeiras a serem instaladas deverão estar em conformidade com a legislação e as especificações técnicas e conter a inscrição "Adote uma Lixeira", com o número da Lei. Poderão ser afixadas nas lixeiras adesivos contendo o nome, logomarca da instituição ou da empresa privada