Programa “Vida em Movimento” é aprovado

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou projeto de lei que institui o programa “Vida em Movimento” na reunião do dia 31 de maio de 2022.

O ato reconhece a importância do DANTs, tornando-o uma política pública com nova denominação.

As ações são voltadas para atividades físicas de prevenção de doenças e agravos não transmissíveis, com o objetivo de promover a saúde física e mental, a um número maior de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente são 900 usuários cadastrados.

O Poder Executivo destaca a necessidade de investimentos na área para diminuir a necessidade de internação, melhorando a saúde, a funcionalidade e a qualidade de vida dos idosos. Também considera a melhor estratégia para a otimização dos recursos públicos e a forma mais humana e ética de tratar os idosos; fortalecendo a resistência, o equilíbrio, a flexibilidade e a força, minimizando os efeitos deletérios do envelhecimento e das doenças crônicas.

Os educadores físicos ativos no Projeto DANTS passam automaticamente, a partir da vigência desta Lei, a desenvolver suas atividades junto ao Programa Vida em Movimento

Abertura de crédito para Executivo

Na reunião dia 31 de maio de 2022, o projeto de lei nº 71/22 também foi aprovado. Trata-se da autorização da abertura de crédito adicional suplementar, no orçamento vigente de R$ 4.360.000,00. Os valores são realocados no Fundo Municipal de Saúde para despesas como pagamento de salários; melhoria do acesso e qualidade da Atenção Básica; e implementação dos Serviços Especializados Existentes na Secretaria Municipal de Saúde.