Programa “Cidade de Crianças” será analisado na Câmara

As Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana apreciarão projeto de lei que cria o “Programa Cidade das Crianças”.

De autoria do vereador José Carlos Zaccaro (Progressistas), a proposta foi apresentada dia 12 de setembro de 2023.

O objetivo é incentivar o resgate de brincadeiras, com a realização de eventos instituídos no calendário municipal, a fim de proporcionar lazer, interação social e momentos de descontração à população.

“Várias cidades no Brasil estão instituindo espaços para o desenvolvimento das crianças. Quando incluímos as crianças no processo de construção das cidades, todos ganham. Isso porque uma cidade boa para elas é uma cidade inclusiva, segura e saudável para todos moradores”, justifica Zaccaro.

Entre os eventos previstos no projeto está o “Ruas do Brincar” que consiste no fechamento de determinada via pública, no primeiro domingo de cada mês, ou conforme condições, para que as crianças possam brincar em segurança e com o acompanhamento da comunidade, onde serão disponibilizadas atrações e atividades lúdicas às crianças e público em geral. Também “Corrida das Crianças” que consiste em promoção de atividade lúdica com as crianças e seus responsáveis, buscando o incentivo à atividade física, desenvolvimento motor e interação social.

O PL sugere como espaço a ser utilizado a rua 13 de Maio com Estilac Leal passando pela rua Vasco Alves tendo seu termino na rua Gen. Vitorino com João Manoel.