Problemas e sugestões para o transporte coletivo foram destaque

Audiência pública sobre o transporte público coletivo urbano foi realizada do dia 31 de janeiro de 2023 na Câmara Municipal de Uruguaiana. O evento proposto pelo vereador Marcelo Lemos, contou com a participação do presidente do Legislativo, vereador Juca (Joalcei) Gonçalves, e vereadores Marcia Fumagalli; Clemente Correa; José Carlos Zaccaro Paulo Kleinubing.

Integraram os trabalhos também representantes do Poder Executivo, da Associação Amigos dos Deficientes Físicos de Uruguaiana (AADUR), da Universidade Federal do Pampa, do Instituto Federal Farroupilha, do Conselho Municipal do Transporte de Passageiros e Mobilidade Urbana, do Sindimercosul, e da empresa que presta o serviço no município.

Na oportunidade, os presentes manifestaram-se sobre os problemas do transporte público causado aos usuários e apresentaram sugestões para melhorias no serviço. A empresa e Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte prestaram esclarecimentos.

Dificuldades enfrentadas como a falta de acessibilidade nos veículos, a frota sucateada, os horários irregulares e sem divulgação, e a inexistência de linhas em alguns bairros periféricos e no turno da noite para trabalhadores e estudantes foram destaque.

Durante o evento, o Poder Executivo anunciou a entrega do Plano de Mobilidade Urbana até o próximo mês de abril, e informou que está trabalhando em edital para licitação do transporte coletivo urbano.

Entre as ações solicitadas está a criação de uma Comissão de Estudo para tratar, estudar reivindicações e propor melhorias no transporte coletivo urbano; e a disponibilização da tabela fixa de horários em todos os pontos dos ônibus.

O subsídio recebido do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com procedimentos aprovados pela Câmara na última reunião ordinária, também esteve na pauta. São R$ 2.164.930,12 destinados a auxiliar o custeio da gratuidade das pessoas idosas acima de 65 anos, sendo que na audiência pública a empresa se dispôs a utilizar parte do recurso para que seja feito estudo da viabilidade técnica do transporte coletivo de Uruguaiana.